Oficina prática

clique sobre a imagem para ampliá-la

O uso da internet para difusão cultural é aparentemente simples. Como em qualquer área, no entanto, basta aprofundarmos o olhar para ver que existem meandros e detalhes muito importantes para melhorar a comunicação.

A comunicação na internet é, essencialmente, imperfeita. Imperfeito, se usarmos a etimologia, significa não terminado, não acabado. A abundância de informações disponíveis cria um caldo de confusão enorme. Nosso trabalho é organizar esse barulho todo e conseguir captar o público.

Há um princípio da escola científica da Gestalt que afirma: quando há excesso de informações, nenhuma informação é percebida. Então temos que lapidar nosso discurso multimídia de forma que seja um oásis real no deserto, já que as pessoas costumam ter sede em algum momento.

Como transcender as miragens, ilusões e pirotecnias inócuas? Como tornar humana nossa comunicação no mundo binário?

Para além das tecnologias, é necessário saber que a esta altura do jogo já não existem bobos. Mesmo o mais leigo dos usuários foge do marketing puro e simples. E se trabalhamos com arte e cultura, precisamos de um jardim agradável que atraia sem recorrer ao formato publicitário imperativo.

É interessante pensarmos os espaços ditos virtuais como um ambiente que convide a passear, um pomar que ofereça frutas de graça, para só então pedir algo, seja atenção, seja presença, seja adesão.

Um site, um blog ou mesmo o mural do livro das faces, se abordado como mero outdoor propagandístico, dificilmente gerará fluxo humano genuíno. É necessário humanizar, tornar menos impessoal, o que dizemos com palavras, imagens ou sons nos meios eletrônicos. Deixar às claras a gema do ovo. Criar  aquele ponto luminoso pulsante que os poetas procuram.

A abordagem da oficina inclui:

web 2.0  l  privacidade l  mídias sociais

blogs  l  sites  l  tags  l  creative commons

open business  l   estratégias  l  humanização

criação coletiva  l  transmídia  l conteúdo

produtos culturais  l  generosidade intelectual

jornalismo cidadão  l   crowdfunding/sourcing

experiências  l  compartilhar  l  como?

Saiba quem é e o que faz Felipe Obrer:

https://obrerconsultoria.wordpress.com

 

Público:

  • artistas e criadores;
  • grupos artísticos;
  • produtores culturais;
  • assessores de imprensa;
  • interessados em geral.

Valor: R$ 360,00.

Duração: 6 horas (R$ 60 / hora).

Inscrições:

Até o dia 15 de julho, R$ 300 (desconto de 60 reais)

Por gentileza, entrar em contato com felipeobrer@gmail.com ou 48 9667 0573 e obter os dados bancários para depósito.

É possível fazer a inscrição também pelo pagseguro, com cartão. Favor enviar um e-mail para contato@smartmobs.com.br.

Quando:

Sábado, 28 de julho de 2012. Das 10h às 13h e das 14h às 17h

Onde:

SmartMob Coworking. Rua Nunes Machado, 93, 1º andar, Centro