Oficina prática em comunicação cultural colaborativa na internet

27 abr

para ampliar, clique sobre a imagem

As pessoas só experimentam o que chega até elas.

Isso vale para qualquer área artística, que se caracteriza pela relação com o público.

Muitas vezes a viabilidade econômica de um projeto artístico depende de um ganho de escala possível mediante divulgação.

O formato da oficina, atualmente, é total-flex.

Horários e datas adaptáveis e sessões individuais ou em grupo, em local também flexível (um café, uma casa, uma lan-house).

Pode ser ampliado o público-alvo, sem discriminações.

O valor é R$ 60 por hora de oficina, com sugestão de um total de 6 horas, ao final das quais o site do participante fica pronto e articulado às redes sociais.

Com pagamento à vista ou formação de grupos, há possibilidade de negociação.

Bônus: consultoria e auxílio ativo na administração dos sites ao longo de um mês. Se houver interesse ou necessidade, produção de fotografias e revisão de texto.

Quando se trata de comunicação na internet, há dois extremos: blogs simples criados sem muitos recursos nem identidade própria ou sites ultra-high-tech, em flash ou afins, que custam os olhos da cara e mantêm os proprietários alienados de senhas, tendo que recorrer a um webmaster que os trata quase como reféns. Com esta proposta a intenção é viabilizar um meio termo cuja prioridade seja a comunicação eficaz, baseado no conceito de autonomia plena.

Em suma: entre sem site ou com um blog comum e termine a oficina com um site pronto, com o conhecimento necessário sobre como administrá-lo.

Conteúdo:

– uso do WordPress.com para criar um blog e transformá-lo em site com domínio próprio

– (registro opcional de domínio .com, .org, .art, .info, .net etc.) de forma simples e barata

– referenciação (tags ou palavras-chaves e categorias)

– visibilidade na internet (como aparecer bem em resultados de buscas)

– hierarquização das informações em um website

– criação de páginas internas fixas ou flexíveis

– elementos multimídia de um bom post

– como criar slideshows ou galerias de imagens

– como editar o texto e inserir links ou remissões

– criar site articulado com as redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut)

– uso da ferramenta publicize para republicar automaticamente os posts nas redes sociais

– como articular o site com serviços como Flickr e Youtube

– como incorporar vídeos diretamente do Youtube ou fotografias diretamente do Flickr

– o que é Web 2.0 ou internet colaborativa

– sistema de licenças Creative Commons (flexibilzação da propriedade intelectual)

– noções sobre Modelos de Negócios Abertos

– o que é o Overmundo e como participar

– uso da internet como meio de divulgação cultural

– abordagem do espaço virtual como plataforma de distribuição de produtos culturais

– democratização do acesso à informação e ao conhecimento

– autonomia para fazer atualizações por conta própria, com as técnicas assimiladas

– abordagem do aprendizado como descoberta e não como treinamento

*Para ONGs, OSCIPs, associações com ação social ou cooperativas, há possibilidade de parceria, não monetária, até.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s